Páginas



William Shakespeare

Descrição: A influência de William Shakespeare se estende do teatro à Literatura inglesa. O poeta e dramaturgo transformou o teatro inglês e as visões teatrais pelo planeta, alargando as expectativas e os limites sobre o que poderia ser conseguido através da caracterização, da história, da língua e dos gêneros.

Coletânea - Contém os seguintes títulos:
  1. A comédia dos erros
  2. A megera domada
  3. A tempestade
  4. A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca
  5. Antônio de Cleópatra
  6. As alegres senhoras de Windsor
  7. Conto de inverno
  8. Coriolano
  9. Júlio César
  10. Macbeth
  11. Medida por medida
  12. Muito barulho por nada
  13. O mercador de Veneza
  14. Os dois cavalheiros de Verona
  15. Otelo
  16. Rei Lear
  17. A tragédia do Rei Ricardo II
  18. Ricardo III
  19. Romeu e Julieta
  20. Sonho de uma noite de verão
  21. Tito andrônico
  22. Trabalhos de amor perdidos
  23. Tudo bem quando termina bem
  24. Henrique VIII
  25. Vida e morte do Rei João.

Download (Leia a descrição completa)

A Comédia dos Erros: a mais curta das peças de Shakespeare, é inspirada no comediógrafo romano Plauto e gira em torno das confusões causadas por dois pares de gêmeos. É considerada pelos pesquisadores como a primeira peça de Shakespeare, com sua estreia nos palcos tendo ocorrido provavelmente em 1594.

A Megera Domada: tem como tema central o casamento, a guerra dos sexos e as conquistas amorosas. Contudo, A Megera Domada diferencia-se ao dedicar boa parte da ação à vida matrimonial, ou seja, aos acontecimentos que se sucedem à cerimônia nupcial em si, já que não raro as comédias shakespeareanas tem o casamento como final da ação.

A Tempestade: uma história de dor e reconciliação - Última peça escrita por Shakespeare, A tempestade é uma história de vingança, é uma história de amor, é uma história de conspirações oportunistas, e é uma história que contrapõe a figura disforme, selvagem, pesada dos instintos animais que habitam o homem à figura etérea, incorpórea, espiritualizada de altas aspirações humanas, como o desejo de liberdade e a lealdade grata e servil.

Hamlet: é uma tragédia de Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida - do sofrimento opressivo à raiva fervorosa - e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

O Conto do Inverno: peça teatral composta por William Shakespeare no início do século XVII, segundo consta, logo antes de Cimbeline, Rei da Britânia, foi publicada pela primeira vez no célebre Fólio de 1623, primeira coletânea das obras dramáticas do poeta nascido em Stratford-upon-Avon, em 1564. Classificada entre os "romances tardios" (ou tragicomédias) junto a Péricles, Príncipe de Tiro, à Tempestade e à já citada Cimbeline, O Conto do Inverno divide a ação entre a Sicília e a Boêmia, não faltando encontros e reencontros fantásticos, magia e surpresa, em uma gama de situações que vão da tragédia à comédia pastoral. 

Júlio César: afastando-se de todas as regras convencionais do drama, Shakespeare não cria um herói bem definido, nem um vilão. Em vez disso, esta formidável tragédia apresenta-nos seres humanos complexos num conflito agonizante uns com os outros, e consigo próprios.

Macbeth: fala sobre um regicídio e suas consequências. É a tragédia shakespeariana mais curta, e acredita-se que tenha sido escrita entre 1603 e 1606, com 1607 como a última data possível. O primeiro relato de uma performance da peça é de abril de 1611, quando Simon Forman registrou tê-la visto no Globe Theatre, em Londres. A obra foi publicada pela primeira vez no Folio, de 1623, possivelmente a partir de uma transcrição de alguma performance específica.

Muito Barulho por Nada: um homem e uma mulher. Os dois igualmente inteligentes, bem articulados, espirituosos, rápidos em construir respostas espertas a todo tipo de afirmação ou pergunta. É nas falas de Beatriz e Benedicto, dois dos personagens mais queridos do público de Shakespeare, que se fundamenta a parte cômica desta peça, Muito barulho por nada. Quando se encontram os dois, armam-se verdadeiros combates entre esses esgrimistas das palavras, dois alérgicos ao casamento, para o prazer do leitor ou plateia.

O Mercador de Veneza: trata-se de uma das obras mais polêmicas do célebre dramaturgo inglês. Escrito no findar dos anos 1500, época em que os judeus estiveram ausentes da Inglaterra (foram expulsos em 1290, e só seriam novamente aceitos em 1655), capta as chocantes caricaturas feitas pelos ingleses. O personagem que mais chama a atenção não é o mocinho, e sim o vilão, criado para dar um tom cômico à peça.

Rei Lear: é uma tragédia teatral considerada uma de suas obras-primas. No argumento da obra, inspirado por antigas lendas britânicas, o rei enlouquece após ser traído por duas de suas três filhas, às quais havia legado seu reino de maneira insensata. Escrita em torno de 1605, a peça foi encenada pela primeira vez perante a corte inglesa no dia 26 de dezembro de 1606. Foi impressa em 1608 e novamente, numa versão revisada, em 1623. Rei Lear foi adaptada repetidas vezes para o teatro e cinema.

A Tragédia do Rei Ricardo II: é a única obra dramática de Shakespeare a retratar a deposição de um rei, como também, ao que se sabe, foi a única que foi certa vez encenada, supõe-se que pelo próprio Shakespeare - ainda que sem sua ciência, para estimular um golpe de Estado.

Ricardo III: é um drama histórico em cinco atos escrito entre 1592 e 1593, o qual se baseou na história verdadeira do rei Ricardo III da Inglaterra.

Romeu e Julieta: é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil. Romeu e Julieta pertence a uma tradição de romances trágicos que remonta à antiguidade.

Sonhos de uma Noite de Verão: é ambientada na Grécia mítica e conta-nos a história de seres élficos e personagens mitológicos descrevendo a magia e a realidade em uma só dimensão. Teseu, grande herói grego está para se casar com Hipólita, a rainha das amazonas. Nos dias que antecedem esse grande acontecimento em Atenas, Egeu, um pai aflito busca a orientação de Teseu para forçar sua filha Hérmia a casar-se com o jovem escolhido por ele, Demétrio. Hérmia, como está apaixonada por Lisandro, recusa-se a fazer a vontade do pai e por isso é ameaçada pela morte, conforme a lei ateniense que não dá à mulher direito de escolher o marido e pune com a morte a desobediência.

Trabalhos de Amores Perdidos: é uma das primeiras comédias de William Shakespeare. Acredita-se que tenha sido escrita na metade dos anos 1590, e foi publicada pela primeira vez em 1598. Foi adaptada para um filme musical dirigido e estrelado por Kenneth Branagh, em 2000.

Tudo Bem Quando Termina Bem: (no original All's Well That Ends Well) é uma peça de teatro de Shakespeare, inicialmente classificada como uma comédia, embora alguns estudiosos preferem vê-la como uma tragédia. Provavelmente foi escrita em meados dos anos posteriores ao início da carreira de Shakespeare, entre 1601 e 1608, e foi publicada pela primeira vez no First Folio, em 1623. É uma das peças menos encenadas de Shakespeare.

Henrique VIII: é uma peça teatral do gênero drama histórico, de autoria de Shakespeare, e baseada na vida do rei Henrique VIII da Inglaterra. Durante a apresentação de Henry VIII no Globe Theatre em 1613, um canhão utilizado para efeitos especiais pegou fogo e queimou o teatro.
(Fonte: www.elivrosgratis.net)

Postar um comentário

Comente e participe desse espaço mais do que especial!