Páginas



Os Quatro Pilares da Educação - por Rubem Alves

 

Os Quatro Pilares da Educação são princípios fundamentados em estratégias para promover a educação como desenvolvimento humano. Todos eles foram definidos no “Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação no século XXI”, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) do qual formam o núcleo principal. Elaborado por uma comissão de quinze membros, sob a coordenação de Jacques Delors. O Relatório foi publicado na forma de livro com o título: “Learning: The Treasure Within” (UNESCO, Paris, 1996) e foi traduzido para o português por José Carlos Eufrázio, recebendo o título: “Educação: Um Tesouro a Descobrir” (UNESCO, MEC, Editora Cortez, São Paulo, 1997 - 2ª Edição 1999).

O conceito de educação como desenvolvimento humano, objetiva a construção de competências estimulando e valorizando as potencialidades do indivíduo de forma integral. Focando a aprendizagem na aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, os Quatro Pilares da Educação são peças fundamentais e necessárias para conceber ideias e gerar resultados fortalecendo os princípios, os meios e principalmente os fins da própria educação.
Os Quatro Pilares da Educação apresentam uma proposta na qual a aprendizagem propõe uma educação na qual devemos:

1. Aprender a Conhecer: valorizando a aquisição dos instrumentos de conhecimento onde o raciocínio lógico, a compreensão e a memória caracterizam a essência dos processos cognitivos dos indivíduos despertando a vontade de aprender e acima de tudo incentivando não apenas o pensamento dedutivo como também o indutivo. A palavra de ordem ao aprender a conhecer, é promover a iniciativa nos alunos fazendo com que cheguem às suas próprias conclusões explorando com autonomia os domínios do saber e do desconhecido.

2. Aprender a Fazer: aplicando na prática os conhecimentos teóricos reconhecendo as qualidades, os méritos e os valores que uma boa comunicação tem diante dos fatos reais, tornando o indivíduo um ser capaz de interpretar as demandas de informações e construir conceitos, aprendendo a beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a sua vida.

3. Aprender a Viver com os Outros ou Aprender a Conviver: efetivando por meio da aprendizagem a vivência e a convivência com as pessoas diante dos hábitos e das atitudes em prol da paz, da tolerância e da compreensão entre a vida pessoal e social, respeitando o desconhecido e aceitando o semelhante.

4. Aprender a Ser: essa aprendizagem em especial depende diretamente dos outros três princípios e faz com que os indivíduos tornem-se seres autônomos, intelectualmente ativos e independentes. Estimular aprendizados faz da educação um instrumento que estabelece relações, e, que busca na comunicação a participação proativa de todo indivíduo na vida em sociedade.

Fonte: UNESCO

É importante lembrar, que o Relatório não oferece receitas prontas, mas apresenta uma proposta na qual a aprendizagem é na verdade a essência da própria prática educativa diante dos saberes e fazeres pedagógicos, com reflexo da vida em sociedade.
Pensando em ilustrar de maneira acessível, trago os vídeos de Rubem Alves, o qual tenho profunda admiração, para que possamos ter em mente a importância desse tema em nossas vidas!

1) Aprender a Aprender



2) Aprender a Fazer



3) Aprende a Conviver



4) Aprender a Ser


Postar um comentário

Comente e participe desse espaço mais do que especial!